Regulamento

Artigo I
Apresentação e objectivo da iniciativa

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa com a marca registada da Plural Editores, realizada anualmente, e tem como principal objectivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

Artigo II
Descrição sumária da definição da lista de palavras candidatas

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Plural Editores, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos angolanos através do site www.palavradoano.co.ao.

Artigo III
Fases de selecção e apuramento da PALAVRA DO ANO®

1
Primeira Fase: Sugestão

Recolha de propostas do público através do site www.palavradoano.co.ao, que se inicia a 5 de Maio. Não existe limite para o número de propostas enviadas durante esta fase por cada pessoa, contando que sejam submetidas individualmente, na área própria para o efeito do website www.palavradoano.co.ao.

A submissão do endereço de email não é obrigatória; é, no entanto, necessária se pretender receber actualizações sobre esta iniciativa.

Esta fase termina no final do último dia do mês de Novembro.

2
Segunda Fase: Votação

Divulgação das 10 candidatas ao título PALAVRA DO ANO®, numa lista definida de acordo com o disposto no Artigo II, a 1 de Dezembro.

A apresentação e descrição de cada uma das palavras candidatas estará disponível no site www.palavradoano.co.ao, permitindo a votação de qualquer participante.

O período de votação termina no final do último dia do mês de Dezembro.

A submissão do endereço de email não é obrigatória; é, no entanto, necessária se pretender receber actualizações sobre esta iniciativa.

Os resultados da votação são apresentados nos primeiros dias do novo ano.

3
Terceira Fase: Anúncio

O anúncio oficial da PALAVRA DO ANO® eleita pelos angolanos é realizado em sessão pública, em data e local a designar oportunamente.